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Aprenda a Jogar

Manual de Regras V1.1

Em um mundo onde a imaginação molda a realidade, dois Narradores se enfrentam para definir o curso de uma história grandiosa. Cada palavra escrita, cada personagem convocado e cada ação tomada influencia o desfecho dessa luta.

Objetivo e Preparação do Jogo

Em Castória, cada jogador é um Narrador buscando que o seu lado da história seja vitorioso.
Para isto, é preciso reduzir os Pontos de Imaginação do Narrador oponente a zero.
Cada história pode ter dois ou três capítulos, ou seja, para chegar ao final da história vitorioso é
preciso vencer partidas num sistema de melhor de três.
Cada Narrador começa um capítulo da história com 3.0 (três) Pontos de Imaginação. Para reduzir os pontos do oponente, é necessário engajar em lutas e realizar Ações, Condecorações entre outros movimentos para tal.


Cada Narrador deve embaralhar seu Inventário, apresentar para o oponente cortá-lo e, depois,
posicioná-lo no espaço designado para o Inventário em sua Página, a área de jogo de Castória.
Para iniciar um capítulo, os Narradores utilizam um dado para decidir quem irá iniciar a partida.
Apenas após decidido quem iniciará, cada Narrador compra seis cartas. É possível trocar a mão
inicial até quatro vezes. Para cada vez que um Narrador opta por trocar sua mão inicial, o oponente compra uma carta.

Objetivo e Preparação do Jogo

A Página

A área onde o jogo acontece é chamada de Página, e cada Narrador tem a sua.


Cada Página contém:

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 - 3 espaços para Personagens de nível de casta 3 (N3);

marrom.png

- 2 espaços para Personagens de nível de casta 2 (N2);

amarelo.png

- 1 espaço para Personagens de nível de casta 1 (N1);

azul.png

 - 1 espaço para o Inventário (o seu baralho de cartas);

A Página
roxo.png

- 1 espaço para o Cemitério (descarte);

verde.png

- 1 espaço para a realização de Ações.

O conjunto de todos os espaços onde Personagens são posicionados é a hierarquia do Narrador.

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pg sua.png
Cartas Personagem

Cartas Personagem

Cartas de Personagem são cor de bronze, prata ou ouro, dependendo do nível do Personagem. Os Personagens, em geral, possuem algum descritivo de comportamento de jogo, uma Reação ou uma Interação.

 

As Reações (Ⓡ) são comportamentos de jogo que devem ser executados a partir de algum gatilho específico, descrito na própria carta. Já as Interações (Ⓘ), por mais que possam depender de algum gatilho, provocam um comportamento de jogo que pode ou não ser executado, em geral a depender da escolha do Narrador que possui o controle da carta.

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Cartas Ação

Cartas Ação

Cartas de Ação são de cor verde e devem ser realizadas por Personagens aptos. Cada Personagem convocado ou posicionado na hierarquia pode realizar apenas 1 (uma) Ação ou Condecoração por turno, virando o Personagem para indicar o movimento feito (direita para Ações e esquerda para Condecorações). Ao final do turno, o Personagem é desvirado e está apto a fazer Ações novamente, inclusive durante o turno do oponente, a partir de gatilhos de Contra-Trama. O nível do Personagem que realizar a Ação deve ser o mesmo indicado na própria Ação.

Cartas Condecoração

Cartas Condecoração

Cartas de Condecoração são de cor azul e devem ser realizadas por Personagens aptos. Cada Personagem convocado ou posicionado na hierarquia pode realizar apenas 1 (uma) Condecoração ou Ação por turno, virando o Personagem para indicar o movimento feito (esquerda para Condecorações e direita para Ações). Ao final do turno, o Personagem é desvirado e está apto a fazer Condecorações novamente.

Condecorações nunca podem ser realizadas durante o turno do Narrador oponente.

Fases do Turno

Fases do Turno

Fase de Compra

Fase de Construção

Fase de Luta

Fase de Reconstrução

Um capítulo consiste em turnos contendo quatro fases, que devem acontecer, obrigatoriamente nesta ordem. Não é possível pular uma fase, mas o Narrador pode escolher não realizar movimentos em alguma fase específica. Ao finalizar o seu turno, o Narrador passa a vez ao seu oponente e assim por diante, até o final da partida.


 - Fase de Compra:
Na primeira fase do turno, o Narrador compra, obrigatoriamente, uma carta do topo do baralho. Ações podem ser realizadas a partir de um gatilho de Contra-Trama. Os resultados do comportamento de jogo de Ações, Condecorações e/ou Interações/Reações podem resolver nesta fase.


 - Fase de Construção:
Na segunda fase do turno, o Narrador pode convocar, da sua mão, até 1 (um) Personagem por nível de casta a fim de posicioná-lo na própria hierarquia. Para adicionar Personagens nas castas de nível 2 ou 1, é necessário que o Personagem abaixo possa suportar o de cima tendo um Valor igual ou maior, ou através de uma base com os 2 (dois) Personagens posicionadas diretamente abaixo do Personagem do nível mais alto. Também é possível realizar Ações, Condecorações e Interações nesta fase. O Narrador oponente pode utilizar Ações a partir de gatilhos de Contra-Trama. Os resultados do comportamento de jogo de Ações, Condecorações e/ou Interações/Reações podem resolver nesta fase.


 - Fase de Luta:
Na terceira fase do turno, o Narrador pode optar por iniciar lutas entre os seus Personagens e os Personagens do oponente. Também é possível realizar Ações. Não é possível realizar Condecorações nesta fase. O Narrador oponente pode utilizar Ações a partir de gatilhos de Contra-Trama. Os
resultados do comportamento de jogo de Ações, Condecorações e/ou Interações/Reações podem resolver nesta fase.


 - Fase de Reconstrução:
Na última fase do turno, o Narrador ainda pode realizar Ações e Condecorações através de Personagens aptos. O Narrador oponente pode utilizar Ações a partir de gatilhos de Contra-Trama. Os resultados do comportamento de jogo de Ações, Condecorações e/ou Interações/Reações podem resolver nesta fase.

Convocando um Personagem

Convocando um Personagem

É permitido que cada Narrador, em seu respectivo turno, convoque Personagens diretamente da sua mão para serem posicionados em sua hierarquia.

Regras básicas de convocação e posicionamento:

 

- Só é permitido convocar Personagens durante a fase de Construção do próprio turno;

- É permitido convocar 1 Personagem para cada nível de casta por turno, ou seja, 1 Personagem N3, 1 Personagem N2 e 1 Personagem N1;

 

- Personagens N2 e N1 precisam ter o suporte necessário para serem convocados, ou seja, precisam ter um Personagem de Valor maior ou igual diretamente abaixo, ou o suporte de dois Personagens diretamente abaixo; no segundo caso, o Valor dos Personagens não é relevante;

 

- Se a convocação do Personagem é resolvida, então ele é considerado como “posicionado” na hierarquia, porém, antes de estar posicionado ele já pode ser alvo de uma Contra-Trama* e pode também respondê-la;

 

- Posicionamentos feitos em decorrência de um comportamento de jogo de qualquer carta não são considerados como “convocações”. Por exemplo, se um comportamento de jogo permite que você posicione um Personagem que está em seu Cemitério na hierarquia, ele não foi convocado e não conta como a convocação do turno;

 

- Apenas a fase de Construção, em seu próprio turno, é compatível com convocações, porém posicionamentos decorrentes de comportamentos de jogo podem ocorrer em outras fases.

Realizando Ações

Em Castória, a maioria das Ações são realizadas pelos Personagens dos Narradores.


Cada Personagem ou Narrador pode realizar 1 (uma) Ação ou 1 (uma) Condecoração por turno.
 

Regras básicas para realizar uma Ação:
- Se a Ação está sendo realizada por um Personagem, ele deve ser virado para a direita, indicando que está realizando uma Ação. Após ser virado, o Personagem não é desvirado até o final do turno corrente (seja o seu próprio turno ou o do adversário);


 - Ao realizar uma Ação, ela deve ser posicionada no espaço de realização de Ações da sua Página (ou no caso de uma Contra-Trama* em resposta a uma Ação do oponente, em cima da Ação do oponente) até o seu comportamento de jogo ser resolvido totalmente, para então descartá-la no Cemitério;


 - Personagens só podem realizar Ações de seu próprio nível. Um Personagem de nível mais alto não pode realizar Ações de nível mais baixo e viceversa;


 - A realização de Ações também é possível ser feita durante o turno do oponente, em resposta a algum Gatilho de Contra-Trama*;


 - Se uma Ação com um comportamento de jogo que permanece na Página estiver posicionada e você realizar uma nova Ação, a Ação já posicionada tem seu comportamento interrompido, é destruída e vai para o Cemitério para dar espaço à nova Ação;


 - Todas as fases do turno são compatíveis com a realização de ações.

Realizando Ações

Realizando Condecorações

Em Castória, a maioria das Condecorações são realizadas pelos Personagens dos Narradores.


Cada Personagem ou Narrador pode realizar 1 (uma) Condecoração ou 1 (uma) Ação por turno.
 

Regras básicas para realizar uma Condecoração:
- Se a Condecoração está sendo realizada por um Personagem, ele deve ser virado para a esquerda, indicando que está realizando uma Condecoração. Após ser virado, o Personagem não é desvirado até o final do turno corrente;

 

 - Ao realizar uma Condecoração, ela deve ser posicionada no embaixo do Personagem condecorado, dando visibilidade para o Valor adicional da Condecoração. A Condecoração dá ao Personagem Condecorado, além do Valor adicional, um comportamento de jogo adicional, uma Reação ou
uma Interação;


 - É possível condecorar Personagens na hierarquia do Narrador oponente;


 - Personagens só podem realizar Condecorações de seu próprio nível. Um Personagem de nível mais alto não pode realizar Condecorações de nível mais baixo e vice-versa, porém não há restrição para o Personagem condecorado. Por exemplo, uma Condecoração de nível 1 (N1), precisa ser realizada por um Personagem N1, porém qualquer outro Personagem pode recebê-la, seja N1, N2 ou N3;


 - Quando um Personagem condecorado morre, a Condecoração atribuída a ele também vai para o Cemitério;


 - Apenas as fases de Construção e Reconstrução, em seu próprio turno, são compatíveis com a realização de Condecorações

Realizando Condecorações

Lutas

Engajar em lutas é uma das melhores maneiras de ser vitorioso em sua história. Para isto, basta ter Personagens em sua hierarquia.


Na sua fase de luta, com excessão do primeiro turno do Narrador que iniciar a partida, você pode optar por atacar Personagens do seu oponente ou, caso a hierarquia do oponente esteja vazia, atacá-lo diretamente.


Regras básicas da fase de luta:
- Cada Personagem que você controla pode declarar apenas 1 (um) ataque por turno. A ordem que você decide atacar importa, pois só é possível atacar com um Personagem de cada vez. Apenas após um ataque ser resolvido é que outro Personagem pode atacar.


 - Cada Personagem do oponente (ou o próprio oponente) pode ser declarado como alvo de um ataque apenas uma vez por turno;


 - Um Personagem nunca pode atacar outro de nível mais alto;


 - Só é possível atacar Personagens de um nível mais baixo caso o oponente não possua Personagens nos níveis acima. Por exemplo: se você possui um Personagem N2, só é possível utilizá-lo para atacar Personagens de N3 caso o oponente não possua nenhum Personagem N1 ou N2 na sua hierarquia;


 - Se um Personagem é atacado com sucesso, existem 3 possibilidades:

  1. Se o Valor do Personagem atacante é maior, o Personagem defensor é morto e enviado ao Cemitério, e a diferença de pontos de Valor é descontada dos Pontos de Imaginação do Narrador que controlava o Personagem morto.

  2. Se o Valor do Personagem atacante é igual ao do defensor, ambos Personagens permanecem em jogo.

  3. Se o Valor do Personagem atacante é menor do que o do defensor, o Personagem atacante é morto e enviado ao Cemitério, e a diferença de pontos de Valor é descontada dos Pontos de Imaginação do Narrador que o controlava;


 - Quando a hierarquia do oponente estiver vazia, você pode atacá-lo diretamente apenas com 1 (um) Personagem. O Personagem que ataca o Narrador oponente precisa ser, obrigatoriamente, um dos Personagens posicionados no nível de casta mais alto de sua hierarquia. Por exemplo, se você possui um Personagem no segundo nível de casta (N2), não é possível declarar um ataque direto ao oponente com um Personagem posicionado no terceiro nível de casta (N3). Caso tenha sucesso no ataque, o Valor do Personagem atacante é descontado dos Pontos de Imaginação do oponente;


 - Quando um Personagem morre, ele sai da hierarquia e vai diretamente para o Cemitério. Caso este Personagem estivesse suportando outros Personagens, eles também vão para o Cemitério ao mesmo tempo.

Lutas

Contra-Tramas

Como o jogo de Castória é uma história, Contra-Tramas são uma parte importante nas partidas.
Contra-Tramas são respostas a um gatilho da história, no turno do Narrador oponente.
São considerados gatilhos de Contra-Trama:

  • Iniciar e finalizar qualquer fase Fase do turno;

  • Comprar cartas;

  • Descartar cartas;

  • Convocar ou posicionar um Personagem na hierarquia;

  • Reações;

  • Interações;

  • Realizar uma Ação;

  • Realizar uma Condecoração;

  • Declarar um ataque;

  • Sofrer um ataque;

  • A morte de um Personagem.

Durante o turno do Narrador oponente, você ou seus Personagens podem (a menos que uma carta diga o contrário) realizar Ações e Interações como uma resposta a qualquer um dos gatilhos acima. Se o gatilho em questão for uma Ação do Narrador oponente e sua Contra-Trama também for uma Ação, será realizada no espaço de Ações do oponente, acima da Ação dele. Caso seja qualquer outro tipo de gatilho, utilize ser próprio espaço de realização de Ações.

Não é apenas durante o turno do Narrador oponente que Contra-Tramas podem ser utilizadas. Durante o seu turno, caso o oponente utilize uma Ação de Contra-Trama, você pode respondê-la de diversas maneiras:

  • Com outra Ação (acima da Ação do Narrador oponente);

  • Com uma Condecoração (caso a fase do turno permita);

  • Com uma convocação na Hierarquia (caso a fase do turno permita);

  • Com a realização de uma Interação;

  • Com um combo de convocação + Ação realizada pelo Personagem posicionado (caso a fase do turno permita);

  • Com um combo de convocação + Condecoração realizada pelo Personagem posicionado (caso a fase do turno permita);

  • Com um combo de convocação + Interação realizada pelo Personagem posicionado (caso a fase do turno permita).

Apesar de haver diversas maneiras de responder uma Contra-Trama, você só pode respondê-la com uma Contra-Trama própria por vez. Caso o Narrador oponente responda a sua Contra-Trama resposta, então você pode responder novamente, e assim sucessivamente.

Contra-tramas

Regras Gerais

  • Caso um Narrador não possua mais cartas em seu Inventário e não puder realizar uma compra obrigatória, como a da fase de Compra, ele perde o jogo;

  • Caso um Narrador possuir mais de dez cartas em sua mão ao final do seu turno, deve descartar o número de cartas necessário para que fique com dez;

  • O jogador inicial de cada Capítulo sempre é determinado de maneira aleatória;

  • O Inventário deve possuir exatamente 60 cartas;

  • É permitido utilizar até quatro cópias de cada carta em seu Inventário;

  • É permitido fazer a substituição de até seis cartas em seu Inventário entre um Capítulo e outro;

  • Não há tempo limite para finalizar a História.

Regras Gerais

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